quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PLANEJANDO SUA AULA





TEMAS:      ENSINO CRIATIVO
                     PLANO DE AULA

Provérbios  22.6

O grande professor é aquele que  transforma os ouvidos dos seus alunos em olhos!
É necessário transformar o ensino, da mediocridade á excelência, do passivo ao ativo, do enfadonho e letárgico ao energético e legal.
Sonhamos  com professores que VIVAM o que ensinam, Que sejam facilitadores da aprendizagem, mais do que fontes de fatos ou conduítes de conteúdos.Que impactem não somente a mente de seus alunos,mas o seu coração e a sua vontade também. Que transformem os ouvidos dos seus alunos em olhos, para que vejam e experimentem a Verdade.

 PROFESSOR CRIATIVO

   1.  Segue o modelo dos profetas e dos apóstolos na apresentação da verdade:

Os autores bíblicos estabeleceram o padrão da criatividade na comunicação da vontade de DEUS. Os apóstolos eram campeões da metáfora.  Os profetas usavam lições objetivas; muitas vezes as suas próprias vidas eram a mensagem. Por exemplo, Jeremias usou um JUGO (jr 28,10), quebrou um VASO (jr 19.10,11), escondeu um CINTO (jr 13) e enterrou PEDRAS no Egito (jr 43.8),   tudo para tornar escrito o recado de Deus para Seu  povo.

 Ezequiel foi amarrado com CORDAS (Ez 3.24-27), DRAMATIZOU um sítio contra Jerusalém (Ez4,1-17) e o CATIVEIRO (Ez  12), ficou TRÊMULO enquanto estava comendo (Ez 12.17-20), CORTOU, ESPALHOU E QUEIMOU seu próprio cabelo (5.1-17). O livro de Oséias foi estruturado em volta do DRAMA humano entre Oséias e sua esposa Gômer.
 Todos esses exemplos nos faz crer que Deus ordenou que a comunicação da  Sua Palavra fosse tão  GÀFICA e MEMORÁVEL quanto possível,e isso muitas vezes pelo uso criativo de objetos e drama. Se os profetas precisavam de criatividade, quanto mais nós?

   2.   Segue o modelo de JESUS:

O ensino de Jesus foi imprevisível e criativo, fato que garantia maior impacto para suas palavras. Usava dialogo, perguntas e respostas para provocar reflexão. Contava histórias ( parábolas) que envolviam os ouvintes antes de eles perceberem que eles mesmos eram a “razão” da história. Jesus não lecionava nenhuma matéria sem contar histórias criativas. Jesus ensinava em “3D”, transformando objetos simples e até “tranqueira” em lições objetivas espirituais. Se o Mestre dos mestres precisava ensinar com criatividade, o que dizer de nós? 
     
   3.   Ensina com criatividade por causa da realidade de vida dos nossos alunos:

Nosso mundo moderno está acostumado a mudança de imagem de 5 em 5 segundos. Como professores criativos não podemos (nem queremos competir) com o mundo de imagens e fantasias que a TV inventa. Mas nem por isso vamos encher nossos alunos com um ensino enfadonho, monótono e sem imaginação. Ensino criativo desperta os alunos através de imagens mentais (se não sempre materiais). Transporta o aluno dos dias atuais para o mundo bíblico e vice – versa. Usa TODOS os sentidos do aluno, e não somente o ouvido. Estimula o aluno a embarcar numa jornada de descoberta no texto bíblico em vez de simplesmente contar-lhe sobre a viagem do professor.

   4.   O professor organizado:

O PLANO DE AULA
            O preparo e uso de um bom plano de aula seriam suficientes para revolucionar o ensino de milhares de professores. Vacilamos no ensino por não termos diversidade de materiais. Éramos o alvo por não termos destino definido! O plano de aula simples, claro e bem elaborado faz tudo isso e muito mais.
            O apostolo Paulo tinha alvos e objetivos bem claros em seu ensino e pregação ele exultava a pessoa de Jesus advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em cristo.
       “Para isso eu me esforço, lutando conforme a sua foça que atua poderosamente em mim” (Colossenses 1. 28, 29).
             Ver Cristo Jesus formado em nossos alunos é o objetivo de todo professor cristão (Gal 4.19, Rom 8.29, Fil 1.6). nossos planos de aula devem sempre ter esse fim em consideração devem refletir um processo de aprendizagem em que o professor conduza seus alunos passo a passo nessa direção.

As vantagens de um plano de aula
  • Facilita o avanço da aula em direção ao alvo
  •  Proporciona economia e maior controle do tempo.
  •  Lembra ao professor de elementos essenciais à aula (material necessário,        tarefas, avisos, métodos etc.
  •  Organiza o tempo do professor e a aula, a sim evitando imprevistos, contratempos e detalhes esquecidos.
  •     Incentiva o preparo prévio da aula
  •   Preserva o procedimento da aula num arquivo futuro.
  •  Facilita a avaliação e reformulação da aula.   

Cada professor precisa de um plano, é necessário que cada professor descubra com organizar e estruturar aula conforme seu “gosto”, personalidade e habilidade.

Sugestão de um plano de aula:

          Titulo da lição _________________________            
          Data_______________    Turma______________
          Professor _________________________            
          Objetivo:___________________________________________
          Material necessário___________________________________
          Desenvolvimento do tema______________________________
         Atividade___________________________________________
         Observações________________________________________

            Roteiro da aula:

      ·        Oração
      ·         Louvor
      ·         Ofertório
      ·         Aula
      ·         Avisos
      ·         Oração Final 

Ser Professor não é simplesmente mais um ministério ou uma profissão ser professor significa abraçar uma das responsabilidades mais dignas possíveis – formar vidas. O professor sábio tem um relacionamento com Deus que transforma seu próprio caráter e acaba formando o caráter de seus alunos
Parabéns aos professor que se preocupam não somente com conteúdo, mas com a comunicação criativa do que sabem. Gravam na mente de seus alunos a informação que tanto precisam.
Parabéns aos professores que vivem o que ensinam, e ensinam o que vivem. Gravam para sempre no coração de seus alunos o caráter que tanto falta nos nossos dias.

Fonte:  101 ideias criativas para professores de David Merkh - Paulo França

Nenhum comentário:

Postar um comentário