sábado, 16 de março de 2013

Vídeo da Pascoa


A HISTÓRIA DA PASCOA







                                                                 www.revistapreciosa.com

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Lembrancinhas de Páscoa - Ovelhinha





PÁSCOA




O que é a Páscoa?



"Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito[e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós "
(I Pedro 1:18 ao 20)

O comércio voraz, faminto de dinheiro, trocou o cordeiro pelo coelho. Aliás, um coelho muito versátil, quase milagroso, que põe ovos de chocolate de todos os tamanhos e para todos os gostos. Para o consumismo insaciável, a essência da páscoa não tem a menor importância. O que importa é vender, vender muito, ainda que na mente das pessoas a verdade seja sacrificada, e o cordeiro fique esquecido. Para uma sociedade materialista, secularizada e consumista cujo deus é o ventre, o importante é empanturrar o estômago de chocolate, ainda que se sacrifique no altar do comércio esfaimado, a essência da verdade.

Preocupante é o fato de fazermos parte desta cultura sem nenhuma reação de inconformação. Fazemos como Eli, banqueteando com as gorduras tiradas pecaminosamente do altar, sendo coniventes com os pecados de uma geração que se recusa a dar ouvidos à verdade de Deus. Nossos filhos são levados a assimilar mais o coelho, ou melhor, o chocolate, do que o cordeiro que foi morto por nós. Vêem mais o retrato das lojas agressivamente decoradas do que a história eloqüente da libertação do povo de Deus. Precisamos investir mais tempo ensinando aos nossos filhos sobre a Páscoa.

Esta é uma história central do Antigo Testamento. Foi naquela noite fatídica que o povo de Deus foi salvo da tragédia da morte dos primogênitos, porque um cordeiro tinha sido sacrificado e o seu sangue havia sido aplicado sobre as vergas das portas. Esta é a história épica da libertação do povo de Deus do cativeiro, com mão forte e poderosa.

A Bíblia fala que Jesus é o nosso cordeiro pascal. O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo é Jesus. Foi ele quem foi imolado na cruz por nós. Ele sofreu o castigo que nos traz a paz. Deus lançou sobre Ele a iniqüidade de todos nós. Ele, como ovelha muda, foi para o matadouro, carregando sobre o seu corpo, no madeiro, os nossos pecados. Ele se fez maldição por nós. Ele se fez pecado por nós. Ele morreu exangue na cruz, adquirindo para nós eterna redenção. Esta é a história da nossa alforria. É a história da nossa libertação do cativeiro. É a história da nossa eterna salvação. Não podemos deixar que ela seja distorcida e diluída em chocolate. Não podemos permitir que o maior de todos os sacrifícios, vivido na hora mais amarga do Filho de Deus, bebendo sozinho o cálice da ira divina, seja reduzido a um festival de gastronomia.

O coelho é um intruso (lembrando que o coelho tbm é citado na lista dos animais imundos junto com o porco etc, que foi trocado pelo cordeiro que simboliza Cristo (Levítico 11:3)) que nada tem a ver com a festa da páscoa. Esta festa é a festa do cordeiro, do Cordeiro de Deus. Ele sim, deve ser o centro, o conteúdo, a atração e a razão de ser desta festividade. Que a nossa família possa estar reunida não em torno do ovo de chocolate, mas em torno de Jesus, o Cordeiro que foi morto, mas vive pelos séculos dos séculos, tendo a certeza que estamos debaixo do abrigo de seu sangue.

Pense nisto: "Cristo, que é a nossa páscoa, já foi sacrificado por nós."


Não estamos proibidos de comer chocolate, mas não devemos ignorar o verdadeiro sentido da páscoa. Temos, sim, uma comemoração relacionada a essa festa: a ceia do Senhor. Esta é a nossa páscoa. Não realizada apenas uma vez por ano, mas todas as vezes que comemos os alimentos sem fermento, o pão e vinho, em memória da morte do Senhor Jesus.

Estamos assim, a família do Senhor, simbolicamente comendo a carne do cordeiro e bebendo o seu sangue. Nesse momento, nos recordamos que éramos escravos no Egito, o mundo, e que Faraó, Satanás, nos mantinha sob o seu domínio. Mas, naquela tarde de páscoa, o Cordeiro de Deus, o primogênito de Deus, morreu em meu lugar, no seu lugar.

Regozijemo-nos e alegremo-nos na certeza que o anjo da morte não nos alcançará, pois :


"Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" (Romanos 8:1) 



(matéria retirada do site:http://gospelinfantil.blogspot.com.br/2011/03/pascoa-sabendo-que-nao-foi-mediante.html)

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

DESENHOS ANIMADOS - MATERNAL


         Essa é uma dica muito boa para quem é professor de maternal. Os desenhos da turma querubim são animados, prendem a atenção da garotada e ensinam sobre jesus.
  

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

HISTÓRIA A OVELHINHA TEIMOSA - MATERNAL


                 Encontrei essa Historia para o maternal achei linda, ela pode ser contada através de fantoches, gravuras, teatro e o avental de contar história (mudando a voz para identificar os personagens prendendo a atenção das crianção). Esse modelo serve para criar outras historinhas, usem a criatividade para chamar a atenção de seus alunos.

     
 

A ovelhinha teimosa

                Um pastor tinha cem ovelhas. Embora tivesse tantas ele gostava de cada uma. Todos os dias ele as conduzia para o campo. O pastor sabia o nome de cada uma das ovelhinhas. E as ovelhinhas conheciam a voz do pastor e o seguia, elas faziam: Méééé,Méééé... Certo dia como de costume saiu com as ovelhinhas. Era uma manhã bem bonita, o pastor levou suas ovelhinas até a montanha. Que beleza! O campo estava tão florido! O pastor sentou-se na grama e começou a cantar uma canção para as ovelhinhas. E como elas gostavam de ouvir a voz suave de seu pastor! As ovelhinhas brincavam, comiam a grama bem verdinha... Depois o pastor as levava para beber água no riacho. Quando começava escurecer o pastor levava as ovelhinhas para o curral, e cuidava com muito amor.

            Um dia o pastor estava contando as ovelhas: Uma ,duas, três, quatro ,cinco... Noventa e oito, noventa e nove... Oh! Faltava uma! "Onde estará?Sumiu a ovelhinha! Eu preciso procurá-la". Bem depressa o pastor largou as outras ovelhinhas no curral e saiu para procurar a ovelha perdida. E era justamente aquela ovelhinha mais teimosa, mas desobediente, aquela que mais preocupava o pastor. O pastor entrou pelo mato adentro gritando: "- Ovelhinha Lili! Ovelhinha Lili! Onde você está?". O pastor amava muito aquela ovelhinha! E não podia perdê-la. Longe dali a ovelhinha teimosa procurava o caminho de volta pra casa. Coitadinha! Ela não sabia voltar.

            De repente ela ouviu um barulho. Que susto! Era o lobo! Ela começou a chorar! "- Méééé! Méééé!". O pastor ouviu e foi correndo. "- Espere ovelhinha! Já estou chegando vou salvá-la". No momento em que o lobo ia atacar a ovelhinha, o pastor chegou e deu uma cajadada no lobo. Pegou a ovelhinha nos braços, levou-a para junto das outras ovelhas e cuidou de suas feridas. Nunca mais a ovelhinha fugiu! Daí em diante ela foi a ovelhinha mais obediente! Há uma pessoa que se preocupa conosco. É Jesus! Ele nos ama e está sempre pronto a nos socorrer em qualquer situação.

Lucas 15:3 a 7 - Adaptação: Marilda Ferreira de Toledo


http://brincadeirasdepano.blogspot.com.br

amandaluizaeva.blogspot.com - 

PLANEJANDO SUA AULA





TEMAS:      ENSINO CRIATIVO
                     PLANO DE AULA

Provérbios  22.6

O grande professor é aquele que  transforma os ouvidos dos seus alunos em olhos!
É necessário transformar o ensino, da mediocridade á excelência, do passivo ao ativo, do enfadonho e letárgico ao energético e legal.
Sonhamos  com professores que VIVAM o que ensinam, Que sejam facilitadores da aprendizagem, mais do que fontes de fatos ou conduítes de conteúdos.Que impactem não somente a mente de seus alunos,mas o seu coração e a sua vontade também. Que transformem os ouvidos dos seus alunos em olhos, para que vejam e experimentem a Verdade.

 PROFESSOR CRIATIVO

   1.  Segue o modelo dos profetas e dos apóstolos na apresentação da verdade:

Os autores bíblicos estabeleceram o padrão da criatividade na comunicação da vontade de DEUS. Os apóstolos eram campeões da metáfora.  Os profetas usavam lições objetivas; muitas vezes as suas próprias vidas eram a mensagem. Por exemplo, Jeremias usou um JUGO (jr 28,10), quebrou um VASO (jr 19.10,11), escondeu um CINTO (jr 13) e enterrou PEDRAS no Egito (jr 43.8),   tudo para tornar escrito o recado de Deus para Seu  povo.

 Ezequiel foi amarrado com CORDAS (Ez 3.24-27), DRAMATIZOU um sítio contra Jerusalém (Ez4,1-17) e o CATIVEIRO (Ez  12), ficou TRÊMULO enquanto estava comendo (Ez 12.17-20), CORTOU, ESPALHOU E QUEIMOU seu próprio cabelo (5.1-17). O livro de Oséias foi estruturado em volta do DRAMA humano entre Oséias e sua esposa Gômer.
 Todos esses exemplos nos faz crer que Deus ordenou que a comunicação da  Sua Palavra fosse tão  GÀFICA e MEMORÁVEL quanto possível,e isso muitas vezes pelo uso criativo de objetos e drama. Se os profetas precisavam de criatividade, quanto mais nós?

   2.   Segue o modelo de JESUS:

O ensino de Jesus foi imprevisível e criativo, fato que garantia maior impacto para suas palavras. Usava dialogo, perguntas e respostas para provocar reflexão. Contava histórias ( parábolas) que envolviam os ouvintes antes de eles perceberem que eles mesmos eram a “razão” da história. Jesus não lecionava nenhuma matéria sem contar histórias criativas. Jesus ensinava em “3D”, transformando objetos simples e até “tranqueira” em lições objetivas espirituais. Se o Mestre dos mestres precisava ensinar com criatividade, o que dizer de nós? 
     
   3.   Ensina com criatividade por causa da realidade de vida dos nossos alunos:

Nosso mundo moderno está acostumado a mudança de imagem de 5 em 5 segundos. Como professores criativos não podemos (nem queremos competir) com o mundo de imagens e fantasias que a TV inventa. Mas nem por isso vamos encher nossos alunos com um ensino enfadonho, monótono e sem imaginação. Ensino criativo desperta os alunos através de imagens mentais (se não sempre materiais). Transporta o aluno dos dias atuais para o mundo bíblico e vice – versa. Usa TODOS os sentidos do aluno, e não somente o ouvido. Estimula o aluno a embarcar numa jornada de descoberta no texto bíblico em vez de simplesmente contar-lhe sobre a viagem do professor.

   4.   O professor organizado:

O PLANO DE AULA
            O preparo e uso de um bom plano de aula seriam suficientes para revolucionar o ensino de milhares de professores. Vacilamos no ensino por não termos diversidade de materiais. Éramos o alvo por não termos destino definido! O plano de aula simples, claro e bem elaborado faz tudo isso e muito mais.
            O apostolo Paulo tinha alvos e objetivos bem claros em seu ensino e pregação ele exultava a pessoa de Jesus advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em cristo.
       “Para isso eu me esforço, lutando conforme a sua foça que atua poderosamente em mim” (Colossenses 1. 28, 29).
             Ver Cristo Jesus formado em nossos alunos é o objetivo de todo professor cristão (Gal 4.19, Rom 8.29, Fil 1.6). nossos planos de aula devem sempre ter esse fim em consideração devem refletir um processo de aprendizagem em que o professor conduza seus alunos passo a passo nessa direção.

As vantagens de um plano de aula
  • Facilita o avanço da aula em direção ao alvo
  •  Proporciona economia e maior controle do tempo.
  •  Lembra ao professor de elementos essenciais à aula (material necessário,        tarefas, avisos, métodos etc.
  •  Organiza o tempo do professor e a aula, a sim evitando imprevistos, contratempos e detalhes esquecidos.
  •     Incentiva o preparo prévio da aula
  •   Preserva o procedimento da aula num arquivo futuro.
  •  Facilita a avaliação e reformulação da aula.   

Cada professor precisa de um plano, é necessário que cada professor descubra com organizar e estruturar aula conforme seu “gosto”, personalidade e habilidade.

Sugestão de um plano de aula:

          Titulo da lição _________________________            
          Data_______________    Turma______________
          Professor _________________________            
          Objetivo:___________________________________________
          Material necessário___________________________________
          Desenvolvimento do tema______________________________
         Atividade___________________________________________
         Observações________________________________________

            Roteiro da aula:

      ·        Oração
      ·         Louvor
      ·         Ofertório
      ·         Aula
      ·         Avisos
      ·         Oração Final 

Ser Professor não é simplesmente mais um ministério ou uma profissão ser professor significa abraçar uma das responsabilidades mais dignas possíveis – formar vidas. O professor sábio tem um relacionamento com Deus que transforma seu próprio caráter e acaba formando o caráter de seus alunos
Parabéns aos professor que se preocupam não somente com conteúdo, mas com a comunicação criativa do que sabem. Gravam na mente de seus alunos a informação que tanto precisam.
Parabéns aos professores que vivem o que ensinam, e ensinam o que vivem. Gravam para sempre no coração de seus alunos o caráter que tanto falta nos nossos dias.

Fonte:  101 ideias criativas para professores de David Merkh - Paulo França

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Criança evangélica e o carnaval


  

Num Estado onde existe o maio vários blocos carnavalesco, grandes escolas de samba, é praxe entre as várias escolas públicas ou particulares formar seu bloco e cair na folia. Aliás, este procedimento também ocorre nas festas juninas, nas quais muitas escolas decoram suas salas com adereços alusivos às festas. Inclusive, algumas escolas obrigam o aluno a participar de tais festas como parte do currículo escolar, sob pena de perda de pontos. O aluno deve não apenas participar dos grupos, como se caracterizar para a festa.

Ocorre que no meio das festas estão os alunos evangélicos. E aí a coisa complica, porque tais pais, não sabendo dos direitos que têm, imaginam que poderão sofrer retaliações e liberam com resignação seus pupilos. Eu pergunto: É lícito ao pai evangélico deixar suas crianças brincar Carnaval?

Analisando as origens de tal festa, primeiro pagã, depois católica, não temos dúvidas que o crente, não apenas o adulto, não deve participar de tal festa. É mundana, devassa, corrompe a alma, destrói os relacionamentos, pois baseia-se na licenciosidade. É fora de dúvida sua inspiração maligna. Chegaríamos a esta conclusão sob qualquer prisma. E não é necessário ser evangélico para não gostar dela.

E com as crianças? Bem, as crianças também são salvos. São nossos filhos a quem devemos ensinar valores e o Carnaval não se enquadra, nem de longe, no quesito. O que fazer? Saiba, irmão, que você está resguardado de qualquer ação que vá de encontro à sua liberdade e à de seus filhos pela Constituição de nosso País, tanto quanto um aluno islâmico, numa escola pública ou privada, não confessional (aliás, até elas devem se submeter, apenas duvido que seja uma situação possível), pode se recursar a recitar o Pai Nosso.

A escola tem o direito de fazer o bloco, mas não pode obrigar seu filho a participar dele, nem subtrair pontos por causa de sua ausência. A obrigação do aluno é com a sala de aula e com o aprendizado. A menos que você ache bonitinha sua fantasia?! É isso que você vai deixar de mais precioso para seu filho.

Para os evangélicos em folia, eu lamento que tão depressa vocês hajam se distanciado do objetivo da graça de Deus. Se querem sambar, que seja, mas não por serem evangélicos, mas porque na dureza do coração não percebem que tais práticas dizem respeito ao velho homem, que deve estar crucificado. Ou Cristo ou o velho homem. Sem negociatas, nem meio-termo. O mais não vem de Deus!

ESTUDO BÍBLICO: Carnaval

        

Ensinando as crianças sobre o carnaval


Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Mateus 6:24

Quando vem chegando o carnaval, às pessoas ficam agitadas:Tem que escolher  uma fantasia, O lugar que vão passar o carnaval..   

Quando chega o dia? Parece até que o mundo vai acabar de tanta alegria. Uns pulando, outros dançando...
Parece que o carnaval é a festa da alegria.Mas só parece não se engane. Você é muito inteligente pra cair nesta armadilha.
Já viu uma ratoeira?É um aparelhinho bem simples, mas que acerta em cheio a cabeça do rato e ele morre.

Mas porque o rato chega perto da ratoeira? Bom quem quer pegá-lo coloca um pedaço de queijo preso a ratoeira. O rato não resiste, assim como não resistimos a um sorvete bem gostoso.
Assim é o carnaval, as cores, fantasia, a música alegre é como um pedacinho de queijo em uma ratoeira. Parece tão inofensiva! Mas porque eu como servo de Deus preciso dizer não ao carnaval? Vamos descobrir? A palavra carnaval foi tirada de uma palavra grega: CARNELEVARIUM. Ela quer dizer: Festa da carne.A Bíblia diz que a nossa carne que é o corpo sempre quer fazer coisas que desagradam a Deus. Devemos controlá-la. Quando tenho vontade de fazer algo que sei que vai me fazer mal ou entristecer a Deus, deve dizer não para a minha vontade. O carnaval me incentiva a fazer coisas que Deus não se agrada. Pense? O que vemos no carnaval? 
Pessoas com roupas bem pequenas dançando de forma sensual.


A sensualidade é uma coisa que Deus não se agrada. Quando uma pessoa quer ser sensual está querendo mostrar seu corpo de forma indevida. Outras pessoas vão querer namorar com ela, mesmo se ela for casada  .Isto não agrada a Deus .
As crianças também são incentivadas a usarem as roupas e dançarem como os adultos. Se Deus fica triste em ver adultos fazendo estas coisas, imagine as criançinhas que tanto ama?No carnaval as pessoas se entregam a bebida alcoólica.Deus não quer que ninguém fique bêbado .

Você já viu uma pessoa bêbada?Ela fica enjoada e agressiva. Às vezes faz um montão de besteira e não consegue controlar o seu corpo.
 Deus nos fez muito inteligente e não fica feliz ao ver as pessoas bêbadas sem conseguir pensar direito.

Satanás quer que isto aconteça quer ver as pessoas sem controle, xingado e batendo nos outros.Eu não quero isto pra mim .E você?
Já observou as músicas e as fantasias do carnaval? A letra da música sempre fala de demônios ,orixás e deuses da feitiçaria.O tema dos desfile pode não está relacionado a estas práticas mas sempre arrumam um jeito para falar de um demônio.
O carnaval foi criado como uma festa pagã , ou seja para pessoas que não serviam a Deus. Depois as pessoas foram se acostumando a ela e agora faz parte do calendário como uma grande festas .
       Que ilusão !São ratinhos que estão presos em uma ratoeira por causa de uma falsa alegria .Fique esperto.Você é inteligente.

TEMA DE FESTA: ABELHINHA

           
A PALAVRA DO SENHOR É MAIS DOCE QUE O MEL

   Dia da Criança Departamento infantil IECP - 2012